gtag('config', 'UA-113712053-1'); Itacor - O Hospital Cheio de Qualidades

Notícias

ENTREVISTA À NOSSA FARMACÊUTICA RESPONSÁVEL, MILENE PESSOA

Milene Pessoa é Bacharel em Farmácia pela Faculdade de Tecnologia De Teresina (CET) e Pós-Graduanda em

Farmacologia e Interação Medicamentosa (UNITER), e em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (I- Brás).

Milene atua há três Anos como Farmacêutica Responsável em nosso Hospital ITACOR.

Milene, em primeiro lugar agradecemos por nos conceder esta entrevista e aproveitamos para parabenizá-la pelo seu dia, neste 21 de janeiro.

  • Farmacêutica Milene: Agradeço a você e ao Hospital ITACOR a oportunidade de falar sobre essa profissão apaixonante e poder divulgar o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) que é um marco na história de melhorias para com o paciente, atuante desde a RDC 36/ 2013.

Nós gostaríamos de saber de você uma curiosidade: o que te motivou a abraçar essa vocação algum tempo atrás é o mesmo motivo que te faz prosseguir como farmacêutica hoje? O que mudou e o que permanece?

  • Farmacêutica Milene: Sempre fui uma pessoa que queria conhecer as coisas, o mundo, queria melhorar, ajudar quem precisava de alguma forma, e consegui encontrar esses princípios na profissão. A vontade de servir ao próximo continua, só que de uma forma mais preparada, dividindo com a sociedade os ensinamentos da graduação.

Conte-nos um pouco do que te fez e faz desejar ser uma farmacêutica, amando e dedicando-se ao mesmo trabalho todos os dias.

  • Farmacêutica Milene: A busca pela saúde do paciente, saber que a profissão que escolhi pode salvar vidas, isso me fortalece, me faz viva, me faz ser apaixonada pelo que faço, dedicando-me todos os dias.

Na sua visão e com a experiência profissional que você tem hoje, qual é o maior desafio que a profissão de Farmacêutico enfrentando atualmente no mercado de trabalho? Qual o seu conselho/dica para quem está iniciando nesse momento na profissão?

  • Farmacêutica Milene: Implantação da prescrição farmacêutica, e a realização da farmácia clínica, tanto discutida, mas pouca praticada pelos farmacêuticos.

Se eu puder dar uma dica pra alguém SÉRIA: faça farmácia, não terá arrependimento (risos). Aos acadêmicos, aproveitem a graduação para  conhecer todas as nossas áreas de atuação, realizar trabalhos científicos, fazer monitoria, realizar estágios, pois é nossa porta para o mercado de trabalho, bem como mestrado e doutorado.

Já sabemos que você é Farmacêutica Responsável de nosso Hospital ITACOR. Poderia nos contar um pouco sobre em que consiste a sua missão e atuação aqui dentro?

Farmacêutica Milene: Servir ao paciente, oferecendo um tratamento medicamentoso racional e seguro, com a posologia adequada. Atuo na gestão farmacêutica realizando solicitação de compra, recebimento, armazenamento, controle e dispensação das medicações para os pacientes, dentre outras.

Você é engajada na causa da criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NPS) aqui no ITACOR. Qual a finalidade do Núcleo e que tipo de ações podem ser exercidas através dele, na prática?

  • Farmacêutica Milene: Temos como finalidade implantar ações voltadas a segurança do paciente, seguindo os 6 protocolos estabelecidos pela organização mundial de saúde. As ações são:
  • Utilização de pulseiras de identificação correta do paciente;
  • Treinamentos com funcionários da forma correta de higienização das mãos;
  • Etiquetagem diferenciada (etiqueta vermelha) para medicamentos de alta vigilância;
  • Medidas para evitar quedas e lesões nos pacientes;
  • Dentre outras.

Qual a missão e a importância do NPS dentro de um Hospital como o nosso?

  • Farmacêutica Milene: Dar garantia e confiança aos nossos clientes, que em todo momento de sua permanência no Hospital estará com equipe preparada com ações voltadas para sua segurança: esse é o nosso diferencial. Aproveito a oportunidade, e parabenizo aos colegas de profissão que assim como eu, são focados na saúde e cuidado com o próximo.

 

Em 21 de janeiro de 2019 por admin