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Cuidado com as comidas típicas de festa junina

Já estamos em junho e nas famosas festas juninas. Quando pensamos nessas festas a primeira coisa que vem na cabeça são todas aquelas comidas e quitutes típicos que as pessoas acabam exagerando. É preciso tomar cuidado, pois essas comidas são muito gordurosas e contém muito açúcar, podendo causar prejuízo à saúde. Deve-se tomar cuidado também com as bebidas alcoólicas.

Como aproveitar esta época sem por em risco à alimentação saudável?

Veja algumas dicas que podem ajudar na hora que bate aquela vontade:

  • Antes de sair de casa para ir á festa, faça um lanchinho saudável, assim, você evita querer passar em todas as barraquinhas de comida.
  • Escolha um ou outro alimento típico que tenha muita vontade de comer, não saia querendo tudo que ver pela frente. Pare e pense o que mais te agrada.
  • Evite frituras como os pasteis e os churros. Prefira o pinhão, o milho verde ou a batata doce.

Pinhão

PinhãoO pinhão é uma semente rica em carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas como cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B e C e fibras.

Milho verde

O milho verde é uma fonte de carboidrato e contêm grandes quantidades de vitamina B1 (tiamina, que ajuda nas funções nervosas), vitamina E (um antioxidante), além de conter folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos), vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.

Batata doce

A batata doce é uma excelente fonte de beta caroteno e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade.

Vinho quente

O vinho quente possui, substâncias antioxidantes como os flavonóides e o resveratrol com efeito cardioprotetor, Mas lembre-se: moderação! Pois o vinho contém álcool.

Doces juninos

Evite paçoca, pé de moleque, doce de abóbora e maçã do amor, pois eles são grandes vilões e possuem grande quantidade de açúcar. Substitua a paçoca pela pamonha e o pé de moleque pela canjica. A canjica é fonte de carboidratos, o leite de coco presente possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.

Tapioca

Encontramos também a barraquinha de tapioca. Opte por recheios de frutas, evitando o açúcar e o leite condensado.

Tome cuidado com a quantidade de carboidrato ingerida, pois a maioria desses alimentos são fontes de carboidrato. Eles possuem seus benefícios e são saudáveis, mas não quer dizer que não vão engordar.

Em 5 de junho de 2018 por admin