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Dieta para baixar o colesterol

A dieta para o colesterol, deve ser pobre em gorduras, pois melhora a circulação sanguínea e diminui o risco de se acumular gordura no sangue, evitando a ocorrência de ter doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Desta forma, os níveis de colesterol total no sangue devem estar equilibrados, com valores inferiores a 190 mg/dl e, para isso, é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

 

O que comer para baixar o colesterol alto

Para baixar o colesterol, deve-se comer alimentos com baixo teor de gordura, como:

  • Pão, arroz, massas e farinhas integrais todos os dias;
  • Feijão, grãos, lentilhas e soja devem ser consumidas 2 vezes por semana;
  • Amêndoa, avelã e nozes, cerca de 5 unidades por dia;
  • Leite desnatado, queijo branco e iogurte light;
  • Peixe pelo menos 2 vezes por semana;
  • Frutas, cerca de 2 ou 3 por dia.

Os alimentos ricos em gordura como as frituras, embutidos ou carnes vermelhas e os alimentos que não sejam integrais não devem ser consumidos, pois eles elevam os níveis de colesterol mau no sangue aumentando o risco cardiovascular e de ter doenças como infarto ou AVC, por exemplo.

O que não comer para baixar o colesterol alto

Alguns alimentos devem ser evitados por quem tem colesterol alto, pois são ricos em gordura, como:

  • Frutos do mar;
  • Vísceras de animal;
  • Manteiga e óleo;
  • Pizza pré fabricada;
  • Doces em geral e chocolates;
  • Queijos amarelos;
  • Carnes gordurosas, como picanha, maminha ou porco;
  • Bebidas alcoólicas.

Além disso recomenda-se não ficar mais de 3 horas sem comer, beber água no intervalo das refeições e praticar algum tipo de atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

 

Este é um exemplo de cardápio para dieta para baixar o colesterol alto:

 

Café da manhã: 1 copo de leite desnatado, que seja enriquecido com ômega 3, 2 fatias de pão integral e 1 colher de chá de geleia light;

Colação: 200 ml de suco de uva natural;

Almoço: Purê de batatas com peixe cozido e cenoura ralada ou 200g de macarrão integral com tomate com peito de peru grelhado e espinafres escaldados;

Lanche: 1 iogurte natural com 1 colher de sopa de cereais integrais;

Jantar: Aspargos refogados com frango cozido com salada de alface ou souflê de abóbora com peixe grelhado com cebola e alho;

Ceia: 1 xícara de chá sem açúcar.

 

FONTE:  Tua Saúde

 

A dieta para baixar o colesterol mau, conhecido também como LDL, deve ser sempre orientada por um nutricionista para que seja adaptada às necessidades de cada um. Temos ótimos profissionais especialistas nesse tipo de alimentação. Liga para o Hospital ITACOR:  (86) 2106-7800.

Em 30 de julho de 2018 por admin