gtag('config', 'UA-113712053-1'); Itacor - O Hospital Cheio de Qualidades

Notícias

5 cuidados com a saúde que toda mulher precisa ter

Não importa a idade, etnia, situação social. Toda mulher precisa zelar pela sua saúde. Principalmente após os 40 anos, quando é preciso redobrar os cuidados, cada mulher deve ficar atenta a detalhes essenciais para prevenir e diagnosticar precocemente doenças sérias que podem surgir neste período da vida.

Confira cinco cuidados com a saúde que toda mulher precisa ter e aumente sua qualidade de vida:

1. Praticar exercícios
Atividades físicas são essenciais para que você possa manter a sua saúde em dia. Os benefícios são diversos: diminui os riscos de problemas cardíacos e AVC; diminui também as chances de problemas com diabetes e hipertensão; ajuda a regular os níveis do colesterol e triglicerídeos; aumenta a sua resistência física, tornando as ações do dia-a-dia mais tranquilas e fáceis de serem realizadas; diminui a gordura localizada auxiliando você a chegar no corpo desejado e evitando problemas como obesidade; além da liberação de endorfina no organismo, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar.

E se engana quem pensa que é preciso “perder” muito tempo para conseguir bons resultados. 30 minutos diários de caminhada moderada, por exemplo, são o suficiente para garantir todos esses benefícios. E, claro, você estará “ganhando” tempo em vez de perder.

2. Fazer os exames de rotina
Esse é um dos cuidados com a saúde essenciais para qualquer mulher. Você deve ficar atenta aos exames de rotina para verificar se há algum problema ou não com sua saúde. Eles são indispensáveis para fazer diagnósticos precoces e verificar se está tudo em dia com seu corpo. Por isso não deixe de realizar cada um deles, procurando o médico responsável, ok?

Confira uma lista de exames básicos para você realizar regularmente após os 40 anos:

       Hemograma completo;
       Exame de urina;
       Exame de fezes;
       Mamografia;
       Preventivo/papanicolau;
       Exame de vista;

Esses são apenas alguns dos exames essenciais que você deve fazer todo ano. Lembre-se sempre de checar sua saúde e consultar seus médicos de confiança.

3. Relaxar
Stress é o mal do século XXI. Quantas vezes você já se pegou estressada a ponto de perder a cabeça por coisas simples? E você pode não ter ligado os fatos, mas muitos dos problemas de saúde que você passou podem estar ligados justamente com o excesso de estresse: insônia, dores de cabeça, dores musculares, problemas no estômago e fígado, aperto no maxilar, entre diversos outros estão ligados a uma pessoa irritada em excesso.

Por isto, um dos cuidados com a saúde que você deve ter é aprender a relaxar. Medite, faça algo que goste, ligue um som no meio do congestionamento. O importante é deixar o estresse para trás em nome da saúde.

4. Manter hobbies
Além de relaxar, outro item da lista dos cuidados com a saúde é fazer atividades que te dão prazer. Dedique-se a um hobby: vá viajar, ler um livro, fotografar, fazer yoga, artesanato, dança de salão – qualquer coisa que te dê satisfação em fazer.

Enquanto estiver praticando essas atividades, não pense em estresse, trabalho, falta de tempo, qualquer coisa. Alivie a sua mente e se dedique a algo que lhe faça feliz. Estar satisfeita consigo mesma evita diversos problemas físicos e psicológicos (principalmente depressão e ansiedade).

5. Alimentação saudável
Uma alimentação saudável é poderosa na prevenção de doenças sérias, como diabetes, hipertensão, problemas de colesterol e triglicerídes alto, problemas nos rins, gastrite, refluxo, problemas no fígado e pedras na vesícula, entre diversas outras condições clínicas. É possível até, com determinados alimentos, ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer. Também ajuda a evitar a obesidade, sobrepeso, regula o intestino e traz melhorias no humor e na qualidade de vida.

Agende agora mesmo sua consulta com os especialistas do Hospital ITACOR (86) 2106-7800.

Em 8 de março de 2018 por admin