gtag('config', 'UA-113712053-1'); Itacor - O Hospital Cheio de Qualidades

Notícias

Confira 9 benefícios de praticar CrossFit

CrossFit é uma modalidade de treino que mistura ginástica olímpica, atletismo, disciplina militar e outras, e tem conquistado espaço e alunos nas academias no Brasil.

O treino de alta intensidade trabalha a resistência muscular, flexibilidade e coordenação motora, promovendo resultados rápidos. Além disso, promove um alto gasto calórico.

O CrossFit melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de trabalho, ajuda a prevenir doenças coronarianas e aumenta a funcionalidade diária. Os exercícios melhoram o condicionamento físico, aumentam a força e ajudam a reduzir o percentual de gordura.

Não podemos comparar o CrossFit com a musculação. São modalidades totalmente diferentes. Na musculação, a periodização do treino e o objetivo é individual. Já no CrossFit, como a maioria dos treinos são coletivos, cabe ao profissional avaliar a necessidade do aluno naquele momento, tanto na carga quanto na execução dos exercícios, podendo ou não adaptar o exercício de acordo com suas limitações. Além disso, o CrossFit apresenta uma característica de aula mais dinâmica, variada e de intensidades elevadas.

Para praticar o CrossFit é recomendado tomar alguns cuidados. Não comece um treino de alta intensidade sem supervisão médica e orientações de um profissional, pois isso pode causar lesões. Além disso, a modalidade não é indicada para todas as pessoas. “Sem os devidos cuidados, pessoas sedentárias e com sobrepeso, correm riscos de sofrerem lesões por conta dos treinos de alta intensidade”, explica Marcello Serrão, ortopedista especializado em medicina desportiva.

Antes de iniciar a modalidade, faça uma consulta com um médico especialista. Além da avaliação física, é preciso fazer um check up completo para evitar o risco de problemas graves de saúde devido à rotina pesada de exercícios. “Os treinos de alta intensidade são recomendados para pessoas que já praticam atividade física e tem condicionamento físico para esse tipo de exercícios. Para pessoas sedentárias ou que estão com sobrepeso, o ideal é começar com atividades de baixo impacto, para ter uma evolução saudável de seu condicionamento”, explica Serrão.

“O aluno iniciante precisa passar por algumas aulas fundamentais pra depois entrar na aula da turma. É importante lembrar que primeiro trabalhamos a execução correta. Quando o aluno estiver conseguindo manter uma consistência nos exercícios aí sim é aumentada a intensidade (técnica – consistência – intensidade)”, ressalta Maia.

BENEFÍCIOS DO CROSSFIT

– Desenvolver todas as valências físicas de modo amplo e geral;

– Promove aumento de força e resistência musculares, tanto de forma dinâmica, quanto isométrica;

– Melhora do sistema cardiorrespiratório;

– Melhora da coordenação motora;

– Agilidade;

– Equilíbrio e Precisão;

– Aumento do gasto calórico;

– Melhora todas as habilidades de modo conjunto;

– Busca de tornar as pessoas mais saudáveis e “potentes” de forma direta.

Antes de iniciar qualquer tipo de rotina de atividades físicas é recomendado fazer um check-up médico. Agende logo sua consulta! Pelo telefone: 2106-8600.

FONTE: CORPOaCORPO

Em 21 de fevereiro de 2018 por admin