gtag('config', 'UA-113712053-1'); Itacor - O Hospital Cheio de Qualidades

Notícias

Alimentação Saudável

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável.

A complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas. A roda dos alimentos é constituída de sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentação diária. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Uma dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos. Para ter uma alimentação saudável, é importante consumir diferentes tipos de alimentos e nutrientes.

Dicas para ter uma alimentação saudável:

. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia;

. Inclua diariamente seis porções do grupo do cereal (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutas.

. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana.

. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia.

. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todo o dia não fume e evite as bebidas alcoólicas. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Cuide-se! O seu corpo agradece.

O Hospital Itacor tem um centro de reabilitação cardiovascular desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por cardiologistas, enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas. O centro de reabilitação é baseado em treinamento físico para a recuperação de quem sofreu algum tipo de doença coroniana ou na prevenção.

Faça-nos uma visita!

O melhor para a sua saúde reunido em um só lugar! Hospital Itacor – O Hospital cheios de qualidades!

Referências:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/206_alimentacao_saudavel_adolescente.html

Em 25 de janeiro de 2018 por admin